Especialidade: Internet




Especialidade Internet (respondida)


1. Defina os seguintes termos:

a) Internet: É um sistema global de redes de computadores interligados com o propósito de servir usuários do mundo inteiro.

b) World Wide Web (www): Também conhecido como "web", refere-se à rede mundial de computadores, um sistema de documentos em hipermédia (texto, imagem, som, etc) interligados e executados na Internet.

c) Chat Room ou Sala de Bate-papo: Fórum online onde grupos trocam mensagens em tempo real. Exemplo: bate papo da UOL.

d) Download: Transferir arquivo da web para seu computador.

e) Upload: Transferir arquivo do seu próprio computador para a web.

f) Website ou site: Também chamado de endereço eletrônico, é um conjunto de páginas web acessíveis pelo protocolo HTTP ou, HTTPS na Internet.

g) E-mail: Também chamado de correio eletrônico é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.

h) Vírus: Software criado para causar danos à um computador. Funciona como o vírus biológico: infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e sistemas.

2. Defina os seguintes termos e dê exemplos de cada um:

a) Webmail / POP3 / IMAP e-mail: São Correios eletrônicos/e-mails. Exemplos: Outlook, Gmail, Yahoo.

b) Navegador de Web: São programas que possibilitam os usuários interagirem com documentos HTML hospedados em um servidor web. Exemplos: Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, Internet Explorer.

c) Comunicadores Instantâneos (messenger): É uma aplicação que permite o envio e recebimento de mensagens de texto em tempo real. Exemplos: ICQ, Windows Live Messenger, WhatsApp, Facebook Messenger, Skype.

d) Streaming Media: Também chamado de transmissão contínua ou, simplesmente, streaming, é uma forma de distribuição digital sem se fazer necessário o download de mídia para o computador. Exemplos: Twitch Cam, Netflix, Spotify, Deezer.

e) Site de Busca: Também chamado de Motor de Busca, é um programa desenhado para procurar palavras chave em documentos e bases de dados. No caso da Internet, as palavras chave são procuradas em documentos na web. Exemplos: Google, Yahoo, Bing.

f) Antivírus: São programas desenvolvidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador e outros tipos de softwares nocivos ao Sistema Operacional. Exemplos: AVG, Avast, Avira, Microsoft Security Essential.

3. Completar uma das seguintes atividades:


a) Escrever uma breve história da internet com 250 a 300 palavras
Leia a publicação!


b) Fazer uma apresentação no clube, igreja ou escola de 2 a 3 minutos sobre a história da internet

4. Qual a importância do antivírus? 
O antivírus funciona para proteger os dados pessoais existentes no computador.

a) Cite alguns exemplos de como seu computador pode receber vírus através da internet?
Os vírus, por sua vez, podem infectar a máquina ao clicarmos em sites desconhecidos ou em anúncios, além de ao fazermos download de softwares em sites não confiantes.

b) Qual a importância de manter seu antivírus sempre atualizado?
As atualizações do antivírus garantem um melhor desempenho em sua função.

c) Se o seu computador não estiver protegido por um antivírus, como você pode compartilhar vírus com seus familiares e amigos?
Caso o seu computador não possua proteção contra vírus, você pode não intencionalmente enviar vírus para outras máquinas ou aparelhos (no caso de pen drives ou celulares) ao compartilhar arquivos ou, simplesmente, ao conectar-se a estes aparelhos.

d) Que mal pode um vírus fazer para seu computador ou de outras pessoas?
Além de apagar dados, fotos e vídeos, os vírus também podem, hoje em dia, roubar informações confidenciais que podem ser utilizadas para fins negativos ou vazar para a web, apresentando risco à integridade de seu dono.

5. De que forma os filtros de conteúdo podem proteger a sua família? Com sua família, desenvolva e assine um Pacto de uso da Internet, incluindo os seguintes elementos:
Os filtros de conteúdo podem proteger as crianças, principalmente, da visualização de material inadequado, identificando sites seguros, assim como bloqueando aqueles que contém conteúdo impróprio. Também pode estender essa proteção aos resultados nos motores de busca e, os filtros de Internet podem avisar a respeito de sites suspeitos de fraude, dando a possibilidade de bloqueio ao acesso.

a) Nunca revele informações pessoais.
b) Lembre-se que as pessoas podem não ser o que dizem ser.

c) Nunca se encontrar com um amigo virtual pela primeira vez sem a presença dos pais ou responsável.
d) Nunca responder a chamadas.

e) Parar imediatamente se perceber alguma coisa fora do normal.
f) Estabelecer um tempo para cada membro da família usar a internet por semana. Estabelecer limites que incentivam o tempo com Deus, a família e outras atividades necessárias.

g) Tipos de sites que são aceitáveis / inaceitáveis para ver. Quais são os princípios que sua família vai usar para determinar o que são aceitáveis? Estes princípios devem ter como base a Bíblia.

6. Demonstrar a sua capacidade para navegar na internet e cumprir os seguintes requisitos:

a) Visitar 3 sites diferentes e imprimir a primeira página de cada site para o seu instrutor

Item prático.


b) Demonstrar sua capacidade de usar um site de busca para encontrar um site de Bíblia on-line. Ir ao site, procurar pelo menos 3 diferentes textos da Bíblia em três versões diferentes, e imprimir seus resultados para o seu instrutor. Além disso, encontrar três sites que fale sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Imprimir a primeira página de cada site para o seu instrutor.

Item prático.

c) Fazer download de um arquivo compactado da internet (tar, zip, rar, etc) para seu disco rígido e descompactá-lo e abrir o arquivo ou programa.
Item prático.

7. Demonstrar sua capacidade de usar e-mail e cumprir os seguintes requisitos: (Se necessário, crie uma conta de e-mail, com um nome de usuário e senha).

a) Criar e enviar um e-mail

Item prático.

b) Receber e abrir um e-mail
Item prático.

c) Fazer Download de um anexo no e-mail e abrir
Item prático.

d) Conhecer 5 princípios de segurança ao enviar e receber e-mail.

Os cinco princípios de segurança são:
- Confidencialidade: garantir que a informação estará acessível apenas à pessoas autorizadas. 
- Integridade: manutenção das condições iniciais das informações de acordo com a forma que foram produzidas e armazenadas. 
- Disponibilidade: diz respeito à eficácia do sistema e do funcionamento da rede para utilização da informação quando necessário for. 
- Autenticidade: identificar e registrar o usuário que está utilizando/manipulando essa informação. 
- Não repúdio: garantia de que o autor não negue a sua autoria.

8. Memorize Filipenses 4:8. Como este texto bíblico orienta o cristão a usar a internet?
O texto de Filipenses 4:8 nos orienta a ter em mente, ao utilizar a Internet, que devemos apenas nos expor a conteúdos que contenham integridade e decência, nos afastando voluntariamente daquele conteúdo que não nos acrescenta excelência.

9. Enviar uma mensagem que fale sobre esperança para seus amigos e tenha, no mínimo, 5 respostas. Imprimir os e-mails retornados para apresentar ao instrutor.
Item prático.




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