Tutorial de desenho: Olhos

by - 15:34




Olá pessoal,

Hoje eu trouxe um tutorial bem simples de desenho. Eu sei que muita gente tem dificuldade em desenhar olhos, mas acredite: não é isso tudo que parece. 
Aos poucos, com treino, você pode desenvolver seu desenho e melhorar seu traço!







Esses materiais não são caros {eu não lembro quanto foi, mas a borracha foi cerca de R$ 2,00 e, cada lápis, custou algo como R$ 3,00. Lembrando que a Faber Castell vende eles em conjuntinho, então saí mais barato!}, são bem simples e facilitam bastante o trabalho!  
E tanto os lápis da Faber Castell (que eu indico muito!), quanto a borracha da Pentel são fáceis de encontrar. Na maioria das papelarias vende. 

Vamos lá?

 Com o lápis 2B desenhe o contorno do olho, lembrando do detalhe do canto interno, que é mais puxadinho!



 Desenhe um meio círculo dentro do olho, começando de cima. Se você quiser, ele pode encostar na parte inferior; eu quis assim mesmo 




 Dentro desse meio círculo, ao centro, desenhe outro meio círculo e, depois, determine o local do brilho do olho!




 Agora fazemos a marcação da pálpebra superior e da linha d'água




 Hora de desenhar a sobrancelha! Em rosa eu destaquei as delimitações que normalmente a gente segue!



 Agora começamos o sombreamento! Sombreamos o primeiro círculo, que corresponde à íris do olho, começando sempre de cima e das laterais e, a púpila, que é a bolinha preta do olho! Lembre de fazer esses risquinhos que são detalhes da íris, começando sempre de baixo/cima e nunca riscando do inicio ao fim (ou seja, eles não se fecham!)



 Pegue o lápis 6B{cuidado! O 6B é bastante pigmentado!} Nesse passo, comece a escurecer a íris (sempre de cima pra baixo e dos lados pra dentro!) e esfume um pouco no local do brilho do olho. Deixe bem esfumadinho pra que o acabamento fique mais bonito! {Não quis usar esfuminho nesse tutorial. Quis algo bem simples, sem muitos gastos! }. Feito isso, dê uma retocada nos risquinhos da íris e esfume de leve. 

 Agora sombreie bem de leve mesmo a esclera (parte branca do olho!), sempre no esquema de cima/baixo pra dentro e fora pra dentro, também! Novamente de fora pra dentro, faça alguns risquinhos representando as veias! (Beeem leve!)

 Terminando a parte sete, sombreie um pouquinho a pálpebra. A parte do meio da pálpebra é a que recebe mais luz, logo, é mais clara.




 Pra terminar, escureça a sobrancelha e faça os cílios. Lembrando que os cílios exigem apenas treino pra que sua mão acostume ao traço! O esquema é esse destacado em rosa abaixo:



Resultado final





 Tentei simplificar ao máximo o tutorial e espero que tenha dado pra entender tudo direitinho! Comentem se gostaram e me mostrem seus desenhos, hein! 


Para me seguir nas redes sociais:


♥ Facebook   ♥ Twitter    ♥ Instagram 


♥ Goodreads ♥ Pinterest  ♥ Bloglovin


Um beijo à todos!

Outros posts

18 comentários

  1. Olhinhos graciosos *-* post fofo
    Venha me visitar : http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/JessicaVenenoOfficialFanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo legal? *-* Que ótimo que você gostou!! Seja muito bem vinda por aqui sempre! Eu conheço seu blog e amei aquele post sobre os espartilhos! Eu sou super fã e quero muito iniciar a prática do Tight lacing assim que tiver meu bebê! No momento eu tenho apenas um corset underbust, que eu amo de paixão!!! Sério, eu gosto muito kkkkk Só não tenho mais porque onde moro é difícil de encontrar e sai caro comprar pela net ):. Um beijão!!! <3

      Excluir
  2. Deus ficou muito bom, adorei.
    http://naosoudecor.blogspot.com.br/2015/02/apresentacao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelaaaa, tudo bom? <3 Muito obrigada! Você é sempre super bem vinda aqui no blog, viu? # Menina, você está lendo AC?! <3 Eu tenho a coleção completa! Provavelmente o próximo post no blog vai ser sobre o primeiro livro!! Fique ligada! Beijo!

      Excluir
  3. Olá!
    Adorei, eu tenho muita dificuldade em desenhar olhos e com estas dicas já vou conseguir! Obrigada, adoro o blog. Beijos :)

    http://sabiasdistoo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade saber que meu post foi útil pra ti! :D:D Fique à vontade pra visitar sempre e dar dicas de desenhos! Um grande beijo! :D

      Excluir
  4. Arrasou nas dicas, sou péssima em desenho! :(
    Adorei seu blog, tô seguindo.
    Bjs :**
    http://hey-anny.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Anny, tudo bom? Que ótimo que gostou do blog, eu também adoro o seu e sou seguidora! :D Pois fique de olho nos tutoriais por aqui, viu? Tenho certeza que, com paciência, você pode aprender a desenhar direitinho! Um super beijo!

      Excluir
  5. Amo desenhar olhos, até nos meus croquis faço questão de desenhar bem certinho, é uma parte tão linda <3
    Beijoca.

    Diva de Brechó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ♥ Sou apaixonadíssima por olhos! É um detalhe tão importante, não? Algo que dá destaque ao rosto e ao desenho!
      Beijo, Ge! :D

      Excluir
  6. Você tem um talento, parabéns vou me esforçar para ficar parecido porque eu não levo o menor jeito
    Sucesso cada vez mais com o blog http://yasminfrodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Yasmin! Se esforce bastante e me mostre aqui o desenho! Tenho certeza que com paciência e dedicação você consegue <3 Muito obrigada, seja super bem vinda por aqui sempre e te desejo muito sucesso no seu blog, também! Beijo!

      Excluir
  7. Olá!

    Eu pretendo fazer um curso de desenho, pois eu sempre quis saber desenhar(mas sou uma desgraça neste assunto) quero desenhar os personagens que eu crio, quero torná-los "rais". Adorei esse tutorial, mas sei que se eu tentar fazer vai sair completamente diferente xD

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bom? Menina, desenhar é tão bom! E não desista disso, mesmo! Com dedicação a gente consegue fazer aquilo que quer, é questão de tempo :D Fique super à vontade pra passar por aqui sempre e, claro, pra dar dicas de novos tutoriais que quiser ver por aqui! Enorme beijo!

      Excluir
  8. Eu adoro desenhar olhos, hahah. Estou sempre atrás de novas inspirações para rabiscar. E adorei o tutorial. Bem explicadinho e o resultado é maravilhoso! É claro que vou testar.

    Beijinhos,
    biaacarla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca! Que bom que o post foi útil pra ti! Faz e compartilha com a gente aqui, viu? <3 Seja sempre bem vinda por aqui e fique à vontade pra dar dicas de posts de desenho! Beijo!

      Excluir

Where we are now